Todos esperam nunca passar por essa situação, mas se por acaso você precisar trocar o pneu do carro, o que fazer?
Você mesmo pode trocar o pneu do seu carro, pois em muitos casos, a ajuda pode demorar a chegar, seja de um parente, um amigo ou até mesmo a seguradora.
Abaixo teremos alguns passos básicos que irão te auxiliar nessa tarefa, que num momento parece ser impossível de realizar, mas todos nós conseguimos trocar o pneu do carro.
Primeiramente estacione o carro em um local seguro, de preferência plano e em solo firme, para evitar que o carro deslize ou o macaco afunde no solo, impossibilitando a troca. Contudo se você estiver na rodovia, estacione o mais longe do fluxo de veículos para evitar acidentes. Ligue o pisca-alerta e posicione o triangulo de sinalização a uma distância segura, considere uma quantidade de passos equivalente a velocidade da via, por exemplo uma velocidade de 50 km/h, posicione o triangulo de sinalização a 50 passos do veículo.
Com o carro devidamente estacionado e sinalizado, vamos separar os itens necessários para a troca do pneu. Pegue o macaco, a chave de rodas e o estepe. Lembre-se de calibrar sempre o estepe, para evitar surpresas. Procure sempre saber no seu carro onde se encontram esses itens.
Antes de posicionar o macaco e levantar o carro, você irá afrouxar os parafusos utilizando a chave de rodas. Na maioria dos casos você precisará posicionar a chave de rodas no parafuso e subir com uma das pernas na chave e utilizar seu peso para afrouxar o parafuso. Nunca pular na chave de rodas, pois ela pode escapar do parafuso e você acabar se machucando.
Com os parafusos frouxos, posicione o macaco de acordo com a marcação existente no carro, essa marcação pode ser um triângulo ou uma seta, caso não tenha, favor consultar o manual do carro. Macaco posicionado, gire a alavanca para erguer o carro, até o pneu sair totalmente do contato com o solo.
Retire todos os parafusos, e os coloque próximos a você. Retire o pneu, colocando em um local seguro, e posicione o estepe no local, para fixação dos parafusos. Alguns carros possuem um guia para auxiliar no encaixe do pneu.
Coloque os parafusos novamente e com a mão aperte-os levemente. Agora com a chave de rodas, aperte os parafusos. No caso de carros com 4 parafusos faça o procedimento em forma de “X” ou cruz, caso o carro tenha 5 parafusos faça o procedimento em forma de estrela. Assim o pneu irá encostar por igual no carro, evitando que fique torto.
Agora desça o carro lentamente até que o macaco se solte de onde o mesmo foi fixado. Aperte bem os parafusos. Evite subir na chave de rodas para apertar os parafusos, pois com excesso de pressão no aperto pode fazer com que o parafuso espane. Guarde todos os itens no carro, recolha o triangulo de sinalização, e agora você pode dar continuidade no seu trajeto.
Lembrando que o estepe não substituí o pneu do carro, é uma solução temporária. Dessa forma procurar uma borracharia o quanto antes para fazer o reparo do pneu e realizar a troca novamente.
Dicas de como montar a mala de viagem, clique aqui.
Que tal se deliciar com uma receita fácil e gelada para se deliciar nos dias…
Que tal preparar esse deliciosa receita de Pudim Sorvete, perfeita para todas as ocasiões. Fácil…
Que delícia de receita, Bolo de Pão de Mel, para as tardes de sábado, durante…
Que tal imaginar um lugar onde o azul do céu se funde com o azul…
Que tal preparar um delicioso bolo Vulcão de Cenoura com Brigadeiro, e melhor, sem glúten.…
O mês de Junho é marcado por diversas festas juninas, por todos os cantos do…