Pesquisar
Close this search box.

Trocar o Pneu do Carro, você sabe?

trocar pneu

Todos esperam nunca passar por essa situação, mas se por acaso você precisar trocar o pneu do carro, o que fazer?

Você mesmo pode trocar o pneu do seu carro, pois em muitos casos, a ajuda pode demorar a chegar, seja de um parente, um amigo ou até mesmo a seguradora.

Abaixo teremos alguns passos básicos que irão te auxiliar nessa tarefa, que num momento parece ser impossível de realizar, mas todos nós conseguimos trocar o pneu do carro.

Local seguro e sinalização

Primeiramente estacione o carro em um local seguro, de preferência plano e em solo firme, para evitar que o carro deslize ou o macaco afunde no solo, impossibilitando a troca. Contudo se você estiver na rodovia, estacione o mais longe do fluxo de veículos para evitar acidentes. Ligue o pisca-alerta e posicione o triangulo de sinalização a uma distância segura, considere uma quantidade de passos equivalente a velocidade da via, por exemplo uma velocidade de 50 km/h, posicione o triangulo de sinalização a 50 passos do veículo.

Separar os itens para trocar o pneu do carro

Com o carro devidamente estacionado e sinalizado, vamos separar os itens necessários para a troca do pneu. Pegue o macaco, a chave de rodas e o estepe. Lembre-se de calibrar sempre o estepe, para evitar surpresas. Procure sempre saber no seu carro onde se encontram esses itens.

Trocando o pneu do carro

Antes de posicionar o macaco e levantar o carro, você irá afrouxar os parafusos utilizando a chave de rodas. Na maioria dos casos você precisará posicionar a chave de rodas no parafuso e subir com uma das pernas na chave e utilizar seu peso para afrouxar o parafuso. Nunca pular na chave de rodas, pois ela pode escapar do parafuso e você acabar se machucando.

Com os parafusos frouxos, posicione o macaco de acordo com a marcação existente no carro, essa marcação pode ser um triângulo ou uma seta, caso não tenha, favor consultar o manual do carro. Macaco posicionado, gire a alavanca para erguer o carro, até o pneu sair totalmente do contato com o solo.

Retire todos os parafusos, e os coloque próximos a você. Retire o pneu, colocando em um local seguro, e posicione o estepe no local, para fixação dos parafusos. Alguns carros possuem um guia para auxiliar no encaixe do pneu.

Coloque os parafusos novamente e com a mão aperte-os levemente. Agora com a chave de rodas, aperte os parafusos. No caso de carros com 4 parafusos faça o procedimento em forma de “X” ou cruz, caso o carro tenha 5 parafusos faça o procedimento em forma de estrela. Assim o pneu irá encostar por igual no carro, evitando que fique torto.

Agora desça o carro lentamente até que o macaco se solte de onde o mesmo foi fixado. Aperte bem os parafusos. Evite subir na chave de rodas para apertar os parafusos, pois com excesso de pressão no aperto pode fazer com que o parafuso espane. Guarde todos os itens no carro, recolha o triangulo de sinalização, e agora você pode dar continuidade no seu trajeto.

Estepe, solução temporária

Lembrando que o estepe não substituí o pneu do carro, é uma solução temporária. Dessa forma procurar uma borracharia o quanto antes para fazer o reparo do pneu e realizar a troca novamente.

Dicas de como montar a mala de viagem, clique aqui.

Que tal conhecer outros artigos do site:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.