Uma viagem é uma ótima oportunidade de conhecer novos lugares, culturas, pessoas e experiências. Portanto para termos uma viagem prazerosa e tranquila, é preciso planejar bem como montar a mala de viagem. Afinal, ninguém quer passar por imprevistos, perrengues ou desperdícios por causa de uma bagagem mal feita.
Nosso objetivo é lhe dar dicas de como organizar a sua mala de viagem, levando em conta o destino, o clima, o tempo, o transporte, o estilo e o propósito da sua viagem. Com planejamento, você poderá levar tudo que precisa, sem exageros.
Escolhendo a mala de viagem:
Primeiramente temos que escolher a mala certa. De acordo com o transporte que você irá utilizar, podemos chegar na escolha da mala ideal.
- Avião: tem que se atentar as regras da companhia área em relação ao tamanho e peso da bagagem despachada, e conteúdo da bagagem de mão. Tem que levar em consideração o risco da bagagem despachada extraviar. Sendo assim, em muitos casos o ideal é optar por uma mala menor, leve e resistente, para poder levar na cabine.
- Ônibus ou Trem: tem que verificar o espaço no bagageiro ou no compartimento, levar em consideração a praticidade e o conforto de carregar sua mala. Nesse caso pode-se optar por uma mala de tamanho médio e mais resistente, pois será mais fácil de manusear e carregar.
- Carro: nesse caso temos que verificar o porta malas do veículo. Devido a praticidade e a comodidade, aqui aconselhamos utilizar malas grandes, claro, que de acordo com a capacidade do porta malas do carro.
Listando os itens importantes:
Após definirmos qual mala será utilizada, chegou a hora de fazermos uma lista do que levar, para podermos montar a mala de viagem, para termos um passeio tranquilo e prazeroso. Para essa lista teremos que levar em conta o destino, o clima, o tempo e o estilo da viagem. Você precisa pensar nas roupas, sapatos, acessórios, itens de higiene pessoal, itens de saúde, documentos, eletrônicos. Entretenimento, etc.
Caso você viaje para um lugar frio, por exemplo, você precisa levar roupas mais quentes, como casacos, calças, blusas, meias, luvas, gorros, cachecóis, etc. Você também precisa levar sapatos mais fechados, como botas, tênis, sapatilhas, etc. Você ainda precisa levar acessórios que protejam do frio, como óculos de sol, protetor labial, hidratante, etc.
Agora se você vai viajar para um lugar quente, por exemplo, você precisa levar roupas mais leves, como shorts, saias, vestidos, camisetas, regatas, biquínis, sungas, etc. Você também precisa levar sapatos mais abertos, como sandálias, chinelos, rasteirinhas, etc. Você ainda precisa levar acessórios que protejam do sol, como chapéu, boné, filtro solar, repelente, etc.
Planejando a distribuição dos pertences:
Mala definida, lista pronta, precisamos organizar a mala com inteligência, pensando na frequência que os itens serão usados. Verificar como distribuir, dobrar, separar e identificar os itens.
Podemos utilizar sacos plásticos ou organizadores, no caso de levar calçados dentro da mala, assim evitando o contato com as roupas. Os calçados devem ser acomodados fundo da mala.
Itens de volume maior, como casacos, calças, toalhas, etc., você pode dobrá-los ou enrolá-los, de acordo com o tecido e o tipo de dobra. Já os itens mais pesados, como jeans, moletons, etc., você pode colocá-los na parte mais próxima das rodas da mala, para facilitar o transporte e o equilíbrio.
Se você vai levar itens de frequência de uso maior, como documentos, dinheiro, celular, carregador, etc., você pode colocá-los na parte mais acessível da mala, como bolsos externos ou internos.
Para a identificação da mala usar etiquetas e/ou fitas, e para a proteção de sua mala usar cadeados.
Com planejamento, arrumar a mala não é uma tarefa difícil e com isso você evita esquecer, perder ou danificar algum item.
O blog Maravilhas pelo Brasil lhe deseja uma excelente viagem.
Dicas de como trocar o pneu do carro, clique aqui.