Prato típico da culinária Paraense, a Maniçoba tem origem indígena. Seu principal ingrediente é a maniva, folha da mandioca moída. Embora a maniva possua um alto teor de ácido cianídrico, o veneno cianeto, a folha precisa ser cozida por um longo período para eliminar sua toxidade e dessa forma o alimento estar seguro para seu consumo. A maniçoba também é conhecida como a feijoada sem feijão.
– 2 Paneiros de folhas de mandioca (maniva)
– 4 kg de bucho de boi
– 2 kg de toucinho branco
– 2 kg de toucinho defumado
– 1 ½ kg de paio
– 2 kg de pé de porco salgado
– 2 kg de orelha de porco salgada
– 1 ½ kg de linguiça de porco
– 2 kg de língua de porco salgada
– 2 kg de rabo de porco salgado
– 1 ½ kg de chouriço
– 2 kg de lombo de porco salgado
– 2 kg de costela de porco salgada
– 4 kg de charque
Primeiramente iremos picar as folhas de maniva, sem os talos e moer bem, utilizar uma máquina de moer carne, até obtermos 6 kg.
Em seguida, em uma panela, com bastante água, coloque a maniva moída em fogo brando e deixe ferver durante 72 horas. Durante o dia vai mexendo, ideal 3 boas mexidas por período: manhã, tarde e noite. Assim evita que as folhas grudem na panela. Observando sempre o nível da água, acrescentando mais quando necessário, pois a massa não pode ficar seca. Durante a noite, complete a água de deixe no fogo mais baixo.
Após as 72 horas, acrescente o toucinho branco e o toucinho defumado, inteiros, sendo assim não é necessário cortá-los. Deixe ferver em fogo brando, por 24 horas, sempre completando a água e mexendo bem.
No quarto dia, coloque de molho em um recipiente a parte, as carnes salgadas e o charque, desse modo reduziremos o teor de sal. O paio, o chouriço, a linguiça e o bucho de boi deixar guardado.
No quinto dia, escalde bem o bucho de boi para retirar o cheiro e corte em pedaços do tamanho que será servido. Desse modo corte também as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e coloque no panelão que está a maniva e ferva por mais 48 horas, agora pode desligar o fogo durante a noite, enquanto estiver dormindo.
Agora no sexto dia, por fim, cortar o paio (em rodelas), o chouriço e a linguiça. Colocar para ferver.
Finalmente chegamos ao sétimo dia, a Maniçoba está pronta, e a aparência dela é de uma feijoada. A maniva que no começo tinha uma cor verde bem vivo, agora vai estar com uma coloração verde bem escuro, quase preto.
Chegou a hora de provar e certamente se deliciar com essa incrível receita, sirva a Maniçoba com arroz branco, farinha d’água de mandioca e pimenta de cheiro.
Rendimento 35 porções. Tempo de preparo estimado em 168 horas.
Que tal se deliciar com uma receita fácil e gelada para se deliciar nos dias…
Que tal preparar esse deliciosa receita de Pudim Sorvete, perfeita para todas as ocasiões. Fácil…
Que delícia de receita, Bolo de Pão de Mel, para as tardes de sábado, durante…
Que tal imaginar um lugar onde o azul do céu se funde com o azul…
Que tal preparar um delicioso bolo Vulcão de Cenoura com Brigadeiro, e melhor, sem glúten.…
O mês de Junho é marcado por diversas festas juninas, por todos os cantos do…