Prato típico do estado do Paraná, o Barreado surgiu no litoral paranaense. Os portugueses deram origem a esse prato no século XVIII. A característica marcante do Barreado é que mesmo requentado, seu sabor continua mantido. A cidade de Morretes se tornou atração turística do estado do Paraná, através do Barreado.
Prato de ingredientes simples, contudo o tempo de preparo leva em torno de 8 a 9 horas de cozimento. Então em uma panela de barro coloque um ou dois tipos de carne bovina magra, temperados com cebola, alho, bacon, pimenta, louro e cominho, deixe cozinhar até a carne se desmanchar. Sirva acompanhada de arroz branco ou farinha crua e banana da terra (frita ou crua).
– 2 kg de carne bovina (paleta, maminha, patinho, coxão mole)
– 300 g de bacon (pode ser utilizado pancetta ou toucinho)
– 3 cabeças de alho
– 4 folhas de louro
– 3 cebolas
– 3 tomates
– 1 colher (chá) cominho
– Pimenta do Reino (a gosto)
– Sal (a gosto)
Barrear (vedar a panela de barro)
– 2 xícaras de farinha de mandioca crua
– água
Primeiro corte a carne em pedaços e a tempere com pimenta do reino, cominho e sal.
Em seguida corte a cebola, o tomate e o alho em pedaços. O bacon cortar em tiras.
Na panela de barro coloque uma camada de legumes (cebola, tomate e alho), uma camada de bacon e uma camada de carne, repita o processo até adicionar todos esses itens na panela. Adicione água até cobrir todos os ingredientes.
Chegou o momento de barrear a panela de barro, então em uma vasilha coloque a farinha de mandioca e adicione água até formar uma massa que consiga moldar com a mão, agora vede toda a panela, para que o vapor não sai da panela durante o cozimento.
Cozinhar por 4 horas. Por ser um prato que demanda um longo tempo de cozimento, portanto se você for fazê-lo para o almoço, realize esse cozimento no dia anterior, após esse período de cozimento deixe a panela vedada até o dia seguinte.
Agora abra a panela, coloque as folhas de louro e verifique o nível de água. Se necessário adicionar água até 2 cm acima dos ingredientes, feito isso barrear (farinha e água) a panela novamente e cozinhar por mais 4 a 5 horas, para que a carne desmanche por completo.
Após esse período de cozimento chegou a hora de se deliciar com essa receita, sirva o Barreado com arroz branco ou farinha de mandioca crua e banana da terra fatiada (pode ser frita ou crua).
Rendimento 10 porções. Tempo de preparo estimado em 9 horas.
Que tal se deliciar com uma receita fácil e gelada para se deliciar nos dias…
Que tal preparar esse deliciosa receita de Pudim Sorvete, perfeita para todas as ocasiões. Fácil…
Que delícia de receita, Bolo de Pão de Mel, para as tardes de sábado, durante…
Que tal imaginar um lugar onde o azul do céu se funde com o azul…
Que tal preparar um delicioso bolo Vulcão de Cenoura com Brigadeiro, e melhor, sem glúten.…
O mês de Junho é marcado por diversas festas juninas, por todos os cantos do…