Que tal imaginar um lugar onde o azul do céu se funde com o azul do mar, onde as areias são mais brancas que as nuvens, e onde cada pôr do sol é uma pintura viva. Afinal este lugar existe e fica no Brasil. Estou falando de Alagoas, conhecida como “Caribe Brasileiro”, um estado brasileiro que é um verdadeiro tesouro escondido, certamente esperando ser descoberto por você.
Alagoas, além disso, é um mosaico de experiências. Localizado no nordeste brasileiro, possui litoral tropical, com recifes de corais, lagoas cristalinas, praias repletas de palmeiras, cidade histórica e cânions.
A capital, Maceió, é uma joia que brilha com suas praias urbanas, hotéis incríveis e excelentes restaurantes. Maceió, além de ser um excelente cartão postal, certamente é um convite para conhecer a cultura nordestina e se deliciar com a gastronomia, recheada de sabores do mar e da terra.
Praias para visitar em Maceió
- Praia de Ponta Verde: uma praia bem movimentada, mar cristalino, paisagem com coqueiros e uma extensa faixa de areia. Quando a maré está baixa, se formam várias piscinas naturais, excelente para famílias com crianças, além disso, possui uma ótima estrutura de bares e restaurantes.
- Praia de Pajuçara: a praia mais procurada de Maceió, por suas águas azul piscina e areia branca e palmeiras completam o visual do local. Jangadas coloridas, dançando sobre as ondas, levam os turistas para se divertirem nas piscinas naturais, onde é possível contar os grãos de areia no fundo. Possui também uma estrutura completa de bares e restaurantes, um convite para experimentar a gastronomia local.
- Praia de Jatiúca: localizada nos mais novos bairros da cidade, a praia conta com uma excelente faixa de areia e mar calmo. Estrutura para receber turistas, quiosques com gastronomia nordestina e um calçadão para caminhadas.
Praias para visitar em Alagoas
- Praia de Paripueira: um dos destinos, com visual paradisíaco, bem procurado pelos turistas, devido possuir um mar tranquilo, águas quentinhas e cristalinas. Para conhecer suas piscinas naturais os turistas realizam um passeio de barco, pois elas se formam à 2,5km da costa. Excelente local para realizar mergulho e observar os peixes e os recifes de corais.
- Praia do Gunga: além do mar cristalino e calmo, as falésias coloridas e o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar, são atrações do local. Tem passeios de buggy, esportes radicais e um mirante, para você desfrutar a beleza local do alto. Também possui estrutura de bares e restaurantes.
- Praia do Francês: uma das praias mais conhecidas do litoral alagoano, atrai turistas de todas as idades, conta com uma completa estrutura de bares e restaurantes, e esportes aquáticos, como vela e jet ski. Possui um lado com mar calmo e piscinas naturais para curtir um excelente banho de mar, e do outro lado da praia um mar mais agitados para os amantes do surf.
Outra opção é a cidade de Maragogi, aqui temos o “Caribe Brasileiro”, mar azul piscina, águas cristalinas, e as famosas galés, que são formações cobertas por corais, ricos em fauna e flora. O lar ideal para várias espécies de peixes, um aquário natural. Os passeios são realizados na maré baixa e devido a preservação do local, o tempo de permanência é em torno de 2 horas para os visitantes. Você pode curtir a paisagem dentro do barco, ou se banhar nas águas tranquilas ou fazer mergulho com snorkel.
Pontos turísticos para visitar
- Mirante São Gonçalo e Igreja São Gonçalo: do mirante é possível observar a praia de Pajuçara, Ponta Verde e o centro histórico.
- Catedral Metropolitana de Maceió: localizado no centro histórico da cidade, é a construção mais imponente, inaugurada em 1849.
- Igreja Bom Jesus dos Martírios: com excelente arquitetura externa e interna, tombada como patrimônio histórico.
- Museu Palácio Floriano Peixoto: chama a atenção por sua beleza externa, já foi a sede do governo e hoje abriga vários objetos que contam a história da cidade.
- Pavilhão do Artesanato: para quem gosta do artesanato local, ou levar lembranças da viagem para parentes e amigos, uma excelente opção de passeio.
São Miguel dos Milagres, povoado mais antigo, local com praias tranquilas e rústicas. Ideal para passear de jangada até as piscinas naturais. Vilarejo de pescadores, simples mais muito receptivos.
Piranhas, a cidade histórica que parece ter parado no tempo, com suas casinhas coloridas e ruas de pedra que contam histórias de cangaceiros e heróis do sertão. É lá que o Rio São Francisco, o Velho Chico, corta a terra com seus cânions majestosos, oferecendo uma aventura única para quem tem a coragem de explorar suas águas.
Gastronomia alagoana
A gastronomia alagoana é um capítulo à parte. Principalmente pela explosão de sabores que mistura o frescor dos frutos do mar com a tradição dos temperos indígenas e africanos. Pratos típicos da região como: sururu, massumin, peixada, chiclete de camarão (confira a receita aqui), pirão, buchada, tapioca (doce ou salgada), bolinhos de goma de Maragogi, umbuzada, cuscuz, entre outros. Cada prato é uma descoberta, em outras palavras é um convite para sentar à mesa e celebrar a vida.
Alagoas é isso e muito mais. É um estado que pulsa com a alegria de seu povo, que encanta com suas paisagens e que surpreende com sua riqueza cultural. Então, por que não fazer as malas e embarcar nessa aventura? Alagoas está te esperando, com um sorriso aberto e o coração cheio de histórias para compartilhar. Venha viver Alagoas e deixe esse paraíso gravar suas cores na memória do seu coração.